sexta-feira, 25 de março de 2016

Batman Vs Superman - Entrevista com Amy Adams a Lois Lane


O lançamento de um filme em Hollywood sempre é antecipado por uma semana de entrevistas e uma sessão especial para a imprensa. Com Batman Vs Superman  não foi diferente, mas a experiência que eu tive durante o processo entre as entrevistas mudou tudo. Em particular dois momentos breves, mas significantes.
O primeiro quando testemunhei Ben Affleck, Jesse Eisenberg e Henry Cavill longe das câmeras, sem os assessores ao redor ou fotógrafos afoitos. E o segundo quando conversei com Amy Adams, a Lois Lane, sozinho dentro de um trailer. Fora dos holofotes, ainda que envoltos no ambiente de trabalho, os astros de Hollywood mostram um pouco mais da humanidade que os aproximam de nós. Este relato é sobre o encontro com Amy/Lois.
Quando fui chamado para falar com Adams, eu tinha acabado de conversar com Holly Hunter. Experiente, simpática, mas sem muita paciência para discutir o filme em questão, a atriz foi só sorrisos e pouco conteúdo. Não a culpo, pelo visto aquela já era a milésima entrevista no período de 24 horas que ela dava. Por essas e outras, sempre vamos preparados para o pior nestas entrevistas, que são tão rápidas que normalmente rendem apenas uma ou duas boas respostas. Acontece que com Amy Adams não foi assim.

As assessoras da Warner me levaram para o setor onde ficam os trailers dos atores. Ao invés de fazermos uma entrevista nas tradicionais salas de junkets, faríamos em um lugar mais reservado. "Que bom", pensei. "Ao menos não terá a urgência de uma turma de jornalistas do lado de fora esperando a vez". Quando cheguei ao local, esperei alguns minutos e então Amy Adams abre a porta do trailer, dá um sorriso e  fala: "Olá!". "Esse é o Thiago, Amy, do Omelete do Brasil", diz a assessora. Nos cumprimentamos e eu entro no trailer.
Eu estava preparado para encontrar ao menos um agente, uma pessoas que cuidasse da atriz em qualquer área da carreira. Ledo engano. Não havia ninguém ali, apenas eu e Amy Adams. Há alguns (poucos) anos no meio já me prepararam para o choque do encontro com uma estrela de Hollywood, mas essa situação foi diferente. Pessoal além do limite comum. Respirei fundo, tomei o ar necessário e recapitulei a pauta na minha cabeça. Mais do que uma ocasião inusitada, ali estava uma pauta pipocando na minha frente. Fosse a conversa ruim ou boa, eu estava sozinho com Amy Adams em um trailer dentro do estúdio da Warner Bros. Por sorte, a atriz estava de bom humor e a conversa foi melhor do que o esperado.
Aquela era a segunda semana que Adams trabalhava nas junkets de Batman Vs Superman. "Sabe que eu nem estou tão cansada. Está tudo bem, divertido até", disse. Para ela, desde O Homem de Aço, a experiência de lidar com o público de HQs tem sido uma jornada de aprendizado. Em BvS, o contexto não mudou, pois ela não sabia de nada sobre uma disputa entre os dois heróis. "Eu não conhecia nada sobre o que acontece nos quadrinhos então foi uma surpresa. Só comecei a entender quando meu marido me mostrou a HQ de Frank Miller [Cavaleiro das Trevas]", comentou.
O primeiro contato com a atriz mostra como Zack Snyder abordou toda equipe para falar sobre o teor da luta entre o Homem-Morcego e o Homem de Aço. Não é uma briga, na verdade. É um embate filosófico cheio de drama e questões mais profundas que ataque e defesa. "Depois de descobrir a HQ [Cavaleiro das Trevas], vi que isso seria uma ótima ideia [a luta entre os dois]. E não só no aspecto físico, com as cenas de ação e tudo mais, mas também no âmbito emocional, já que é um embate gigante entre duas pessoas com vários questionamentos", falou.
Independente da recepção extremista ao filme, é bem claro que na tela está uma proposta de tom e abordagem particular para o universo DC no cinema. Para Amy Adams, tudo isso se deve à energia e ao fanatismo de Snyder. "Ele é um cara que dá milhares de informações sobre a história. Ele é um apaixonado e super enérgico no set. Nas cenas de ação das quais participei ele fez questão de me explicar todo o contexto e me dar detalhes que não estavam no roteiro. Acho que isso faz bastante diferença para o ator conseguir entender a situação como um todo", disse.
Uma nova visão sobre heroínas
Lois Lane é uma heróina em Batman Vs Superman. Na verdade, desde O Homem de Aço, a personagem é figura central na trama do universo DC. No novo filme, Adams acredita que um pouco deste lado jornalista é deixado de lado para que a relação entre ela e o Superman seja explorada. "Clark procura ter uma vida normal ao lado de Lois ao mesmo tempo que tenta entender o papel do Superman no mundo. Acho que a relação deles dois é bem explorada neste sentido, fazendo com que a gente veja os dois procurando mais humanidade dentro de um cara que ainda se sente deslocado na Terra", opina a atriz.
Interrompo para perguntar se existiu alguma cena crucial na hora das filmagens. "Seja como Clark ou como Superman, houve alguma cena especial que ficou na sua lembrança. Na coletiva você disse que o trecho da banheira [em que Lois e Clark ficam juntos] era um de seus preferidos", questiono. Sorrindo, Adams diz que "é uma brincadeira com Henry, que fica sempre sem graça quando falo sobre a beleza dele. Afinal, não é simples ter um semi-deus em cima de você dentro de uma banheira. Gosto de fazer essa piada com ele e deixá-lo desconfortável e pensando que eu sou uma senhorinha depravada", brinca Adams, que é dez anos mais velha que Cavill. Apesar de ser leiga quando o assunto é HQs, ela não teve muitas dúvidas ao escolher a cena preferida do filme. "O primeiro encontro entre Batman e Superman. Quando testemunhamos aquilo no set todo mundo sentiu que algo especial estava acontecendo. Ver Henry e Ben levantarem juntos ali no Batmóvel foi realmente incrível", relatou, se referindo à cena já clássica mostrada no primeiro trailer.
Voltando ao assunto da Lois heroína: "Agora você tem uma companheira. A Mulher-Maravilha de Gal Gadot! Como você sentiu a resposta e qual a importância dela no filme?", e no momento em que perguntei, Adams arregalou os olhos com uma empolgação genuína. Daquelas que só se vê em um fã de verdade. "É a minha coisa preferida do filme. Gal fez um trabalho incrível e acho que isso pode mudar toda a perspectiva de heroínas no cinema. Eu não cresci vendo mulheres importantes nos filmes, não tive símbolos de heroínas dentro deste contexto, então acho que ela vai mudar tudo. Eu tenho uma filha e sinto que ela já sente essa mudança com Jogos Vorazes e Frozen, por exemplo. Ela terá uma bagagem muito diferente da minha e é incrível poder testemunhar ela idolatrando mulheres poderosas no cinema", disse Adams.
Por fim, tento falar sobre a Liga e os spoilers do final de Batman Vs Superman, mas Amy desconversa. "Sobre o que você está falando? Não entendi, desculpe", falou com um riso discreto no canto da boca. Ao menos ela entregou que volta para filmar a Liga da Justiça. "Começamos a gravar em poucos dias". "Mas qual será o papel e como você está preparando Lois para este novo capítulo?", pergunto. "Sobre o que você está falando? Não entendi, desculpe", fala a atriz, sendo brevemente interrompida pela batida na porta. É a assessora me avisando do fim da entrevista. Me despeço, ela agradece e pede desculpas pelo local apertado - o sofá em que sentamos tinha apenas dois lugares. "Tudo bem, Lois", falei baixinho, a tempo de me corrigir. "Eu que agradeço, Amy".
in Omelete

Sem comentários:

Enviar um comentário