quinta-feira, 13 de outubro de 2016

SUPERGIRL – EASTER-EGGS E REFERÊNCIAS EM THE ADVENTURES OF SUPERGIRL


O próprio título é uma referência – como vários da série são. Nesse caso, pode ser relacionado ao primeiro quadrinho digital, roteirizado por Steling Gates, que se passa do no mundo da série de TV da Supergirl. Porém, a referência não para aqui.

O próprio quadrinho é uma referência para “The Adventures of Superman”, uma série em live-action do Homem de Aço, de 1952, estrelada por George Reeves e para os quadrinhos com o mesmo título, no reboot das histórias do Superman no pós-Crise nas Infinitas Terras. Referência inteligente em todos os casos.


A aparição da nave aconteceu no final da primeira temporada, mas seu conteúdo só foi revelado agora. Ele não foi identificado durante o episódio, mas o rapaz na nave é o Mon-El, um membro de longa data da Legião dos Super-Herois.

Filho do planeta Daxam – uma raça muito parecida com os Kriptonianos, que são fracos contra o chumbo – o Mon-El foi confundido como irmão do Superboy – Superman mais jovem das histórias pré-Crise, não o outro Superboy – quando era obcecado por cultura kriptoniana e chegou à Terra sem memórias de sua origem.

No pós-Crise, não existia mais o Superboy – pelo menos não na identidade de jovem Superman – então o Mon-El preencheu o espaço do herói na Legião dos Super-Heróis.


Uma referência a Batman vs Superman, 


Eve Tessmacher é uma personagem que surgiu no primeiro filme do Superman, uma assistente do Lex que acabou sendo uma peça chave para a derrubada do vilão no final.

Smallville também faz uma referência à personagem, com Tess Mercer.

Nos filmes, geralmente o Luthor grita, exasperado, pela “MISS TESSMACHER” quando ele precisava dela, da mesma forma que a Cat fez no episódio.


Um paralelo para o piloto de Supergirl, mas uma referência direta para o reboot de John Byrne das histórias do Superman pós-Crise nas Infinitas Terras - “O Homem de Aço”.

Na versão de Byrne, no lugar do avião, o grande ato heróico do Superman é com uma “nave espacial experimental”, onde Lois Lane fazia parte da tripulação para cobrir uma matéria. Salvar a nave foi a forma que Lois e Clark se encontraram pela primeira vez.


Depois de ser referenciado na primeira temporada, o icônico jornal das aventuras do Homem de Aço finalmente fez sua aparição em Supergirl


No meio dos jornais na banca podem ser vistos o Metropolis Daily Star, que era onde o Superman da Terra-2/Era de Ouro trabalhava e o Midvale Gazette, o jornal da cidade natal da Supergirl dos quadrinhos.


Depois de muita espera e uma temporada de relances, Clark Kent, aquele primo da Kara, chegou à série.


Durante a apresentação de Clark, houveram algumas referências aos diálogos do rapaz no Planeta Diário dos quadrinhos. Entre eles, a frase de efeito de Perry White, “Great Caesar's Ghost”.


Uma das referências mais clássicas do Superman – abrir a camisa, revelando o uniforme do Homem de Aço por baixo – foi trazida para a série. Essa cena se perdeu nas últimas adaptações do herói nos quadrinhos e no cinema, sendo retomada só agora, com o Rebirth da DC Comics.


Furo de notícia! Clark Kent é o Superman! Ha! O herói fez algumas aparições borradas – ou por SMS! - na primeira temporada de Supergirl, mas só agora ele foi mostrado claramente, interagindo com sua prima.


"Esse parece um trabalho para..."

“Esse parece um trabalho para o Superman” é uma frase clássica das aventuras do herói.


“Quando Lex Luthor criou um terremoto na California...” comentou Winn.

Esse é o plot principal de Superman: O Filme, de 1978.


Em um dos comerciais do episódio – cena que não foi ao ar no capítulo em si – o Winn pergunta para o Superman como ele se barbeia. E essa dúvida já foi respondida algumas vezes nos quadrinhos, quase sempre envolvendo a visão de calor do Clark com algum objeto refletor.


A ideia de que os Kriptonianos envelhecem mais lentamente que os humanos por conta do Sol amarelo da Terra é algo antigo. Ainda, Kriptonianos mais velhos podem se tornar mais poderosos por conta de sua exposição mais duradoura à energia solar, como em Reino do Amanhã, onde o Superman é significanetemente mais jovem que seus ex-colegas de Liga, mas talbém é mais poderoso que sua versão dos dias atuais.


A irmã do maior vilão do Superman! Mais do que uma “Lex feminina”, Lena é muito mais complexa. Ela é boa? Ela é ruim? Isso nunca está muito claro.

No momento, ela é uma vilã nas revistas da Superwoman, usando uma combinação da tecnologia dos Novos Deuses com seu próprio processo de clonagem para se tornar a “Ultra Woman”.


Outro chavão das históriasdo Superman na lista: Várias vezes Clark Kent foi chamado de “Reporter bem-educado” - incluindo na introdução da série The Adventures of Superman.


Cat Grant não fará parte de toda a temporada dessa vez, quando as gravações da série mudaram sua locação para Vancouver e a atriz, Calista Flockhart, continua em Los Angeles.

Ainda assim, a personagem deve aparecer ocasionalmente e suas interações com Clark/Superman devem ser tão legais quanto a do primeiro episódio, algo vindo a relação dos dois nos quadrinhos, onde Cat é uma figura de longa data nas histórias do herói.


Ao que parece, a Lois da série sabe sobre a identidade secreta do Clark e os dois vivem um relacionamento bem feliz e saudável. Não ao ponto casado-e-com-filhos dos quadrinhos, mas ainda bem bom.


Seguindo o legado de Smallville, onde a LexCorp era LuthorCorp, Supergirl tem a “L Corp”, numa tentativa de distanciar o nome da empresa da figura do Lex.


Depois dos alienígenas da primeira temporada, parece que os geneticistas da Cadmus serão os provedores de problemas na nova temporada da Supergirl. E o primeiro vilão escolhido é, ninguém menos que, John Corbin, o Metallo, um dos antagonistas mais clássicos do Superman.

O Metallo é um ciborgue com super-força e um núcleo de kriptonita, o que dá uma fonte de poderes relativamente ilimitada para o personagem, além de fazê-lo um inimigo formidável para o Homem de Aço.


“Estatisticamente falando, voar é a forma mais segura de viajar”, essa é uma fala do Superman do Chris Reeve para a Lois, depois de parar um dos vários acidentes aéreos de sua carreira.

Na série, é Lena Luthor quem cita as estatísticas
.

“Nós estamos voltando para Gotham”, disse um dos resgatados dos drones do Metallo.

Isso estabelece, por fim, que existe uma Gotham no mundo da Supergirl.

Se o Batman está lá ou não, aí é outra história.


A Intergang é uma facção criminosa vinda diretamente dos quadrinhos, geralmente atuando apenas em Metropolis, mas que já fez algumas expedições em todo o Universo DC.


Corto Maltese vem d'O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, sendo citada algumas vezes em Arrow.


Ninguém questiona muito o porquê da profissão do herói, quando é algo estabelecido nos quadrinhos desde o surgimento do personagem, em 38. Mas algumas histórias já trataram do assunto.

A explicação é que a profissão lhe dá um sentimento de conexão com a humanidade que ele poderia facilmente perder, sendo praticamente uma divindade para o planeta quando coloca sua capa heróica. Isso o deixa próximo das emergências, das pessoas que precisam de ajuda e do melhor e pior da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário