"É um projeto que pretende gerar público e interesse entre os reclusos do estabelecimento prisional de Viana do Castelo e potenciar, quem sabe, no futuro projetos interessantes", afirmou hoje Daniel Maciel da Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual na conferência de imprensa para apresentação da 16.ª edição dos "Encontros de Cinema".
O projeto que decorre no dia 10, realiza-se ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual, organizadora do festival de cinema, e o estabelecimento prisional da cidade.
O objetivo passa "pela promoção da prática e cultura do audiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo como ferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiencias e ideias entre os reclusos e os profissionais do audiovisual e do cinema".
O "Cinema Dentro" prevê a exibição do filme, Terra Firme, de Emanuele Crialese, sendo que no final será promovido um debate com os reclusos, orientado por um membro da Amnistia Internacional de Viana do Castelo.
Além deste projeto, outro dos destaques do evento é a segunda edição do Festival de Vídeo Escolar - AÇÃO02 que vai contar com 39 filmes, selecionados entre os 250 que se apresentaram a concurso, provenientes de escolas de todo o país.
O "AÇÃO02" é um festival destinado filmes feitos em contexto escolar e abrange todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo do ensino básico até ao secundário e ao profissional.
"A participação deste ano ultrapassou a nossas melhores expectativas. Trata-se de um projeto ganhador até porque não há nada idêntico no panorama nacional", sublinhou Rui Ramos.
O responsável afirmou que este festival escolar vem ao encontro da "missão da associação que é a formação para o audiovisual", permitindo "mostrar" o trabalho que a Ao Norte realizou ao longo do ano letivo junto de dois mil alunos de 53 escolas concelho.
A secção competitiva dos "Encontros de Cinema", intitulada "Primeiro Olhar", é outro dos destaques da 16.ª edição do evento.
Trata-se de uma secção destinada a promover o documentarismo realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou ainda por participantes em cursos de formação nessa área.
Pretende premiar filmes de alunos de escolas de Cinema e Audiovisuais de Portugal, Galiza, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e restantes países de língua portuguesa.
Foram selecionados para o concurso 16 documentários que serão exibidos no Teatro Municipal Sá de Miranda, integrados na secção "Olhares Frontais".
No total vão ser exibidos durante os cinco dias da iniciativa cerca de 88 filmes nas diferentes secções dos encontros de cinema da capital do Alto Minho
Os "Encontros de Cinema" de Viana, cuja organização conta com o apoio financeiro de 40 mil euros da Câmara Municipal local, incluem a quinta edição da Conferência Internacional de Cinema de Viana, que visa discutir várias temáticas.
As secções destinadas às escolas do concelho, "Filmes Falados", "Histórias na Praça", "O filme da minha vida" são outros dos pontos altos do evento.
A programação inclui ainda a realização de várias 'masterclass' bem como de 'workshops', que decorrerão nas escolas do concelho, sobre filmes realizados através do telemóvel, linguagem cinematográfica, representação, entre outras.
in Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário